10 Dicas para telefonista de como atender o telefone

Um bom Atendimento telefônico ao cliente é o que faz a diferença, afinal de contas é a telefonista que transmite a imagem da empresa via telefone. Dicas, roteiros, script para telefonista de telemarketing receptivo e ativo e call center.

O atendimento ao cliente por telefone é uma função extremamente séria e tem seus segredos para que seja realizado de forma plena.

Cada vez mais empresas investem muito na capacitação e qualificação dos profissionais de telemarketing que atuam com atendimento telefônico ao público em geral com cursos e treinamentos de especialização. Já algumas pequenas e médias empresas não dão muita atenção a este quesito, podendo passa uma impressão equivocada em relação qualidade do seu atendimento como um todo. Hoje selecionamos dicas incríveis para realizar um bom atendimento telefônico para telefonistas.

1. Seja Profissional
2. Mantenha o tom de voz
3. Jamais grite durante o atendimento
4. Crie ou use um script
5. Não fique em silencio por muito tempo
6. Dispense atividades paralelas
7. Não use expressões inadequadas
8. Apresente-se corretamente
9. Anote os tópicos da conversa
10. Tenha paciência

Extras:

► Mantenha a linha disponível
► Atenda a Ligação imediatamente

A função da telefonista é atender e efetuar as chamadas telefônicas e direcionar ligações aos setores e pessoas solicitadas. Boa Comunicação, boa dicção, um tom de voz agradável e paciente são predicados de um profissional (a) de atendimento telefônico.

Não é aconselhável o acumulo de funções para a telefonista, pois em muitos casos compromete o desempenho da função. Um exemplo típico é a figura da telefonista/ recepcionista. Onde a mesma pessoa que atende as pessoas no balcão e a mesma que atende as ligações. Por mais habilidosa que seja a pessoa alguma das tarefas será prejudicada.

Caso grave, e que afeta diretamente na qualidade do atendimento ao telefone é triplo acumulo de função, como telefonista/ recepcionista/ secretária. Neste caso (que não é raro) o objetivo principal da telefonista se perde completamente, prejudicando seriamente sua função principal que é atender ao telefone e pode passar uma impressão ruim sobre a empresa.

Para evitar maiores desgastes, até mesmos judiciais, reclamações e desvio dos objetivos de sua empresa é preciso orientar a telefonista como atender bem um cliente ao telefone e se for o caso; capacita-los com cursos na área telefonia, telemarketing ativo e receptivo, dando-lhes recursos necessários para efetuar um bom atendimento telefônico ao consumidor/ cliente e atingir os objetivos e metas da empresa.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe e deixe seu comentário!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.